Você sabe o que é Legal Design?

Você sabe o que é Legal Design?

O Legal Design é uma abordagem multidisciplinar focada na utilização de metodologias do Design para o desenvolvimento de produtos e serviços jurídicos mais acessíveis e funcionais. A prática ainda é muito recente no Brasil, porém, cada vez mais, vemos o movimento ganhando força e sendo encorajado nas esferas governamentais e também no Judiciário.

UX Design e Design Thinking são algumas das metodologias aplicadas no Legal Design. UX é a abreviação de User Experience, que significa “Experiência do Usuário”.  Nesse sentido, o UX Design visa a garantir que o usuário tenha a melhor experiência de uso em relação a determinado produto ou serviço. O Design Thinking, por sua vez, corresponde ao pensamento criativo, proveniente de um processo de empatia, que possibilita a geração e organização de ideias, bem como a solução de problemas.

O Legal Design não deve ser confundido com o Visual Law. Este último corresponde a uma vertente do Legal Design que utiliza elementos gráficos como imagens, tabelas, fluxogramas, infográficos, dentre outros recursos, que ajudam a tornar a linguagem jurídica mais clara e eficiente.

Ainda, o Legal Design não se restringe à criação de documentos jurídicos esteticamente bonitos. A melhoria do elemento estético é uma das consequências de um processo que tem como fundamento o olhar voltado para o usuário, garantindo que o conteúdo jurídico seja compreendido da melhor forma possível.

 


Por: Loranne Polo

Nossos Endereços

Recife|PE

AV. Republica do Libano, 251 – 22º Andar – Sl 2203 e 2204.
Riomar Trade Center – Torre B
Pina – Recife – PE
CEP: 51.110.160
Fone/Fax: +55 81 3221-0699

São Paulo|SP

Rua Olimpíadas, nº 205, 4º Andar,
Empresarial Continental Square – Vila Olímpia
CEP: 04551-000
Fone/Fax: +55 11 3728-9223